CARREGANDO

Busque Aqui

Como limpar o filtro do aspirador de pó?

Casa e Utilidades

Como limpar o filtro do aspirador de pó?

Compartilhar
filtro do aspirador

Qualquer ajuda para manter a casa limpa é sempre bem-vinda, e o aspirador de pó é um dos acessórios responsáveis por facilitar essa tarefa. Ele suga a poeira e consegue alcançar os locais mais complicados, como cantinhos e frestas.

Entretanto, muitas pessoas ainda têm receio de aderir ao aspirador por não entenderem como fazer a limpeza. Por essa razão, nesse post vamos dar algumas dicas para que você possa limpar o filtro do aspirador com facilidade. Continue lendo e facilite a sua vida!

Use máscara para limpar o filtro do aspirador

A principal função do aspirador é sugar a poeira. Por isso, quando você abre o aparelho é comum que um pouco do pó se espalhe no ar. E para pessoas que possuem alergias e outros problemas respiratórios isso pode ser um problema.

Portanto, para se proteger das impurezas, na hora de limpar o filtro use algum tipo de proteção. Pode ser uma máscara ou até mesmo um pedaço de tecido. E evite fazer isso onde existam correntes de ar, o que poderia espalhar ainda mais a poeira.

Cuide dos filtros e recipientes de coleta

A forma como você vai limpar o filtro do aspirador se relaciona ao modelo. Alguns trazem sacos coletores descartáveis, e assim você precisa apenas jogar o antigo fora e substituir por um novo. A desvantagem dessa medida é que você precisa comprar recipientes com regularidade.

Os sacos que não são descartáveis precisam ser higienizados, assim como os filtros. Para tanto, retire o excesso de pó e, em seguida, lave os equipamentos com sabão neutro até que fiquem bem limpos. Então, basta colocar para secar e devolver para o lugar.

Limpe a mangueira com cuidado

É por meio da mangueira que as impurezas são aspiradas. Por isso, ela deve ser limpa com muito cuidado. Afinal, qualquer rachadura pode reduzir muito seu poder de sugar. Da mesma forma, o excesso de sujeira pode sobrecarregar o motor e estragar o aspirador.

Assim, desconecte o acessório e lave. Para realizar a limpeza, conecte a mangueira na torneira da pia e deixe que a água escoe. Caso haja algum entupimento, é só usar uma escova específica para mangueiras, a fim de desobstruir a passagem. Alguns aparelhos já vêm com essa escova, mas você encontra facilmente em lojas de equipamento para casa.

Entenda quando realizar a limpeza

A periodicidade da limpeza vai depender do uso e da capacidade do seu aspirador. Em média, ele deve ser higienizado a cada 15 ou 20 dias. Entretanto, se a sua casa for grande e você usar o aparelho com frequência, pode fazer a limpeza semanalmente. Por outro lado, caso a residência seja pequena ou você use pouco o aparelho, poderá ter uma periodicidade mais espaçada.

Na dúvida, preste atenção nas especificações de uso contidas na embalagem. Lá você vai descobrir a capacidade do seu aspirador e o tempo recomendado para limpeza.

Limpar o filtro do aspirador é muito importante. O instrumento é o responsável por filtrar o ar e barrar as impurezas dentro do equipamento. Se ele estiver sujo, o aspirador vai perder em eficiência, e você ainda corre o risco de abreviar sua vida útil. Com a limpeza correta, você terá seu aparelho funcionando por muito mais tempo!

E então, gostou das dicas? Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a mais textos exclusivos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *